19.6.09

Retratos


André C. ©

Trato-a por Dona Helena. Vejo-a poucas vezes. Conheço-a por ser cliente na loja do meu pai. Pessoa humilde, que já passou por muitas dificuldades e relatava algumas das suas histórias de vida com um tom de voz triste. Apesar de tudo o que passou tem um riso contagiante e um sorriso ainda mais encantador, quase tímido. São-Tomense que adora os gatos que alimenta no seu terraço. Esta será a primeira de uma série de fotos que irei fazer em retrato. É um grande passo para mim, este tipo de fotografia, visto que me dedicava quase sempre à fotografia de animais e paisagem. Digo que é um grande passo, porque considero que para fazer este tipo de fotografia é preciso perder a vergonha e inibição de abordar estranhos (ou não... pode ser uma fotografia tirada sem que aja uma pose, de maneira a que a pessoa em foco aja de maneira natural, sem se aperceber da presença da câmera, tanto que são essas que eu prefiro) , para lhes tirar uma foto. Neste caso, conhecia a pessoa. Foi bastante espontâneo, vi-a ao longe andando devagar e pedi-lhe que me deixasse tirar uma foto, assim que ela passou por mim. Vou oferecer-lhe esta foto, acho que ela vai gostar.
Tinha simplesmente de guardar este momento, e mostrar uma pessoa que considero interessante não só como modelo fotográfico, mas também como ser humano. Uma mulher que guarda na face o passar do tempo, onde cada ruga conta uma história.

Sem comentários: