27.10.09

Foi lindo


Aí está parte do concerto do SeixalJazz 2009, tal como vos prometi. Foi no Auditório Municipal do Seixal, dia 24 de Outubro. Contudo não creio que a edição do vídeo esteja a 100%... faltam definitivamente partes importantes para compreender a magia do concerto: falta a parte em que o trombonista foi tocar para a frente do palco com tanta garra que tremia a perna de forma bastante caricata; falta a parte final, num momento em que o público gritava a pedido de um dos membros da banda que tinha acabado de cantar também com muito sentimento. Mas ainda assim dá para ter uma ideia dos grandes temas que tocaram.


"Indiscutivelmente uma das mais brilhantes orquestras de jazz dos EUA, esta é uma orquestra de reportório todo ele com origem no contrabaixista/compositor Charles Mingus. As obras interpretadas no corrente ano resultam de uma combinação inteligente entre reportório descoberto por Sue Mingus, viúva do contrabaixista, nos arquivos do mestre, e temas que se tornaram famosos na discografia de Mingus, particularmente alguns incluídos nos discos “Ah Um”, “Dinasty” e “Blues and Roots”, todos editados em 1959.


A Mingus Big Band, na celebração dos 50 anos daquelas obras, é constituída por músicos “mingusianos” de prestígio e alguns mais jovens que sentem o espírito da música do mestre e dominam essa linguagem tão característica que Charles Mingus soube criar." Texto e fotos do SeixalJazz. Tenho pena de não terem sido autorizadas fotografias ao concerto.




Adorei. Sentei-me... começou o concerto, eu ainda deslumbrado pela situação, a observar e a ouvir tudo atentamente. Ao meu lado esquerdo, um tipo que já antes do concerto começar, me parecia hiperactivo; dei por mim ao fim de não mais de duas músicas, a agitar as pernas e a cabeça também de forma muito acelerada e constante, sem conseguir controlar a energia que sentia pelo corpo ao ouvir aquela preciosidade musical.

Já lá estou para os próximos anos!

Sem comentários: