14.12.09

Vou à Faca!



Yup... basicamente é isso. Vou ser operado ao meu Pectus Excavatum (é porreiro o nome não é? eu acho), que é uma anomalia do torax caracterizada por uma depressão no esterno e costelas. Supostamente seria para dia 23 deste mês, de maneira que já me estava a mentalizar para passar o Natal no hospital, mas soube hoje que afinal seria operado esta quarta-feira. Quando me deram esta notícia disse: "Porra! Tinha três filmes para ver esta semana." Mas ao contrário do que possa parecer, quero imenso que esta operação seja feita o mais rapidamente possível. Enquanto a operação não é feita, a maioria das pessoas, em geral crianças ou adolescentes, vêem a sua vida constrangida por causa desta doença. Sem dúvida que isto, tem alguns efeitos negativos em termos psicológico-sociais, eu que o diga. Comecei por me isolar um pouco, especialmente no Verão, de todas as actividades que envolvessem tirar a t-shirt. Começou a afectar-me imenso a auto-estima. Todos os pequenos reparos em relação á minha magreza, ou pela forma como se viam as minhas costelas, embora inocentes e sem malícia, faziam moça cá dentro. Até que deixei de ir a praias, piscinas ou de fazer tudo o que se faz em época de calor e isso afectava-me imenso. Desde há uns tempos para cá, o frio do Inverno tem sido quase uma bênção para mim. Significava o fim de t-shirts e de tudo o que pudesse revelar a minha figura esquelética, para passar a usar camadas de roupa que a ocultassem.

Escrevo no passado, na esperança de que a cirurgia não traga mais problemas.
Esta operação ainda que seja realizada maioritariamente por motivos estéticos e psicológicos, prevenirá futuros problemas cardíacos e respiratórios. Apesar de tudo o que sofri por causa disto, tenho em mente que esta dor tem sem dúvida um objectivo qualquer. "A doença pertinaz leva à purificação mais profunda."

Caso tenham curiosidade em ver em que consiste a minha operação é só clicar nos links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=6gj0lfm_0u0
http://www.youtube.com/watch?v=8mipXsvJMG8

Sem comentários: