22.7.11

Meme Literário

1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?
A verdade é que não tenho o hábito de reler livros, mas sou capaz regressar a determinado capítulo em busca daquela ordem de ideias ou daquela frase que me apetece recordar.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Assim que o tédio se começa a apossar de mim, não abandono de imediato o livro. Costumo dar-lhe mais um tempo para que se prove capaz de sustentar o meu interesse nas suas letras. Assim uma espécie de ultimato que varia em duração conforme o meu humor. Não gosto de sentir que estou a cumprir uma expiação enquanto leio, e como tal, os que resistem a esta filtragem, são lidos até ao final, os outros, não. Mas quem sabe, talvez um dia regresse a um livro deixado a meio. Pode agora ter outros encantos.

3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Sinceramente, não sei.


4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Muitos. Mas agora tinha na calha o Confissões de um comedor de ópio de Thomas De Quincey. Ainda não o encontrei à venda. Vou procurar melhor.

5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?
Não tenho boa memória para cenas finais, mas talvez a do Crime e Castigo, por ter sido um dos livros que terminei mais recentemente. Recordo-a não pela cena em si, mas pela forma como aquele futuro "renascimento" de Raskólnikov foi descrito. Causou-me grande estranheza no final. Apesar disso, é dos meus livros preferidos.

6- Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Gostava bastante daqueles pequenos manuais sobre o espaço, animais, experiências, corpo humano, explorações, etc. Li também algumas BD´s e desenvolvi um carinho por Calvin & Hobbes que ainda perdura.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Ver resposta à pergunta 2.


8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Crime e Castigo de Dostoievsky, Walden ou a vida nos bosques de Henry David Thoreau (ainda não o acabei, mas vou incluí-lo já nesta categoria), Caderno de Memórias Coloniais de Isabela Figueiredo, Silogismos da Amargura de E.M. Cioran, Fernando Pessoa em geral, contos de Allan Poe e Haruki Murakami, A Metafísica do Amor de Arthur Schopenhauer entre outros.

9. Que livro estás a ler neste momento?
De momento vou alternando entre fins e inícios de Timbuktu de Paul Auster, Walden ou a vida nos bosques de Henry David Thoreau, Fome de Knut Hamsun, Pensamentos de Marco Aurélio, Doença Mental e psicologia de Michael Foucault, Livro do Desassossego de Fernando Pessoa, Citações e Pensamentos de Agostinho da Silva, Assim Falava Zaratustra de Nietzsche, Sob os Telhados de Paris de Henry Miller, O Amante de Marguerite Duras e Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago.

10. Indica dez amigos para o Meme Literário:
A x., a Cat, o du, o David, a Ana, a Inês, a Sophie Mishra e a Raquel.

Um abraço ao T. por me ter indicado para este questionário.

Sem comentários: