17.10.11

"Da Vaidade da Existência"

"As cenas da nossa vida assemelham-se a um quadro feito de mosaicos toscos; é ineficaz visto de perto e tem de ser admirado à distância para se lhe apreciar a beleza. É por isso que atingir algo desejado é descobrir como isso é vão; e é por isso que, embora vivamos toda a nossa vida na expectativa de coisas melhores, costumamos ao mesmo tempo ansiar tristemente pelo que passou. Por outro lado, o presente é encarado como algo temporário e que serve apenas como uma caminhada para o nosso alvo. É por isso que muitos descobrem, ao olharem para trás, que durante toda a vida viveram ad interim (temporariamente), e surpreendem-se por ver que o que deixaram passar sem lhe prestar atenção ou sem o gozar foi precisamente a sua vida, foi precisamente terem vivido na expectativa do que viveram."

Arthur Schopenhauer, em Sobre o Sofrimento do Mundo, trad. Jorge Pinheiro, Coisas de Ler Editora, p. 24

6 comentários:

Herético disse...

“Life is a tragedy when seen in close-up, but a comedy in long-shot." - Charles Chaplin.

Esse excerto aborda dias de argumentação sobre o tema em causa. Eu e tu poderíamos passar eras falando disto, e talvez não chegássemos a uma conclusão.

André C. disse...

sem dúvida. seria o mais provável. fosse como fosse, valeria a pena.

Herético disse...

quero post's, grande porra. tenho vontade de te ler.

Anónimo disse...

Good afternoon , You create some fabulous blogs. I check up back right here often to find out should you have kept as a large amount as date. I thought you can want to understand, as soon as I click on your RSS feed it takes me to yet one more web page .

As a final note , permit me thank you for your understanding with my English as (I am positive you have become aware this at this time ,), English is not my primary tongue hence I am using Google Translate to build out what to write down what I sincerely intend to tell.

André C. disse...

é bom saber isso.
estou só a fazer uma pausa. volto quando tiver recuperado forças.

André C. disse...

hi there. first of all, thank you for following me on rss feed.
assuming that what you´re saying is legit, could you please let me know a few things:

1.when you click on my rss, to which site exactly does it take you?

2.i´m just curious, where are you from? the concept of having a foreigner reading my blog is funny.

thanks.